Teste acústico de concreto - ACT

O ACT (Acoustic Concrete Tester) é um instrumento de ensaio não destrutivo usado para medir a espessura de pavimentos, lajes, sapatas e revestimentos de túneis, além de identificar também falhas como laminações, vazios e lascas.
Rápido e preciso, o ACT funciona através de ressonância de ultrassom, e mede espessuras entre 75 e 900 mm, sem necessidade de impactar ou furar a estrutura a ser medida.
A medição de espessura com o ACT consiste na colocação de duas pequenas sondas na estrutura a ser testada. O uso de um tubo telescópico permite medições em estruturas de difícil acesso. Um impulso é gerado ao tocar-se a tela do aparelho. A espessura é determinada pela medição da frequência natural de vibração da estrutura, e é mostrada diretamente na tela.
Sucessivas medições feitas pelo ACT a intervalos regulares de distância em uma laje são armazenadas, permitindo posterior mapeamento da espessura.
O ACT também mede a velocidade de propagação da onda, dado necessário para o cálculo da espessura, mas que também pode ser usado independentemente.